Como Escolher os Móveis do Escritório

Como Escolher os Móveis do Escritório

postado em: Sem categoria | 0

Pensar e planejar sua decoração exige atenção a detalhes e alguns conhecimentos técnicos que permitem criar um ambiente adequado para o trabalho. O que é importante? Acima de tudo o escritório deve ser ergonômico: ter móveis com medidas adequadas, acessórios que facilitem o apoio de pés e mãos e ter materiais e acabamentos que protejam a saúde de quem usa o ambiente.
A estética do escritório também é importante e vem em segundo lugar: a imagem transmitida através da decoração reflete a personalidade de quem usa aquele espaço e no caso das empresas, traduz, através de uma imagem, os conceitos e a visão empresarial, interferindo diretamente no rendimento do trabalho dos funcionários e na credibilidade dos clientes que instintivamente irão se sentir acolhidos ou não neste local.
Resumindo, estes são os principais aspectos a considerar na criação de um escritório:
Conforto Físico (ser ergonômico): deve proteger a saúde de quem usa seu espaço;
Conforto Psicológico: deve estimular o trabalho, a produtividade e o bem-estar;
Transmitir corretamente conceitos relacionados à que se destina: imagem empresarial ou personalidade do usuário residencial;
Ter o espaço organizado de acordo com as atividades que serão realizadas dentro dele (mesas para computadores, mesas para reuniões, trabalho individual ou em equipe, etc).

Como Projetar um Escritório

Antes de iniciar seu planejamento, você deverá responder a algumas perguntas que irão definir o espaço e os móveis necessários:
Seu escritório é residencial ou comercial?
Qual o objetivo do seu escritório? Atender ao público? Trabalhar sozinho? Usar como espaço de leitura e planejamento esporádico? Trabalhar em casa?
Quantas pessoas irão utilizar este espaço?
Quais atividades serão realizadas no seu interior?
Qual o mobiliário necessário para executar corretamente estas atividades e guardar adequadamente todos os itens?
Depois de responder a estas perguntas você poderá passar para o próximo passo: definição do layout, ou seja, pensar a distribuição do mobiliário e as circulações.

Os móveis são os elementos que tornam o espaço útil e permitem que as atividades sejam realizadas adequadamente. Basicamente, o mobiliário é composto por: mesa (s), cadeira (s), armários, gavetas, prateleiras e divisórias.
Reunimos algumas dicas para ajudar na escolha destes itens:

Mesa
É nela que desenvolvemos as principais atividades de trabalho. Para escolher o modelo adequado, liste quais itens ela deverá apoiar e guardar: computador desktop, notebook, impressora, scanner, espaço para anotações e leituras, telefone, …
Lembre-se que dependendo do tipo da mesa poderão ser necessários alguns acabamentos como furo para passagem dos fios (computador, telefone, …)

Deixe uma resposta